quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

RESUMO 2010

INFORMATIVO 2010

23 Anos de Lutas e Conquistas


 A nossa luta é grande irmãos, e a cada ano que passa vemos o quanto tem se tornado difícil combater o uso das DROGAS. Entretanto entendemos que mesmo em meio a tantas dificuldades, não podemos parar de sonhar e acreditar, que somos capazes de ajudar a todos aqueles que nos procuram, a saírem da Dependência Química.

O Centro de Recuperação Nova Vida estará completando em 2011, 23 anos de existência com conquistas, perdas, lutas e vitórias. E reconhecemos que sem a presença de Deus e a ajuda de cada um de vocês, sócios contribuintes e amigos não poderíamos alcançar o que desejamos, tornando os nossos sonhos realidades. Ou seja: ”Ajudar o nosso Próximo”. Muito Obrigado.

SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM AS
FAMÍLIAS DOS INTERNOS DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO NOVA VIDA

Durante o ano de 2010, foram realizadas reuniões quinzenais na secretaria da Igreja Batista Bethânia, tendo como clientela-alvo os familiares dos internos do Centro de Recuperação Nova vida. As principais finalidades desses encontros eram proporcionar a essas famílias a oportunidade de refletirem sobre a situação vivenciada; aprenderem com as experiências compartilhadas e também orientá-los sobre a problemática da dependência química.
Em todos os encontros iniciávamos as atividades com uma mensagem de otimismo e atribuímos ao grupo o nome de ESPERANÇA. Era oferecida a oportunidade para se expressarem, falando dos seus anseios, dúvidas e também partilharem as alegrias. É interessante destacar, que pela possibilidade do encontro entre familiares em situações variadas: pessoas que estavam passando pela primeira vez pela experiência de ter um familiar internado, outras que eram familiares de reincidentes e ainda, companheiras, namoradas e/ou filhos de internos, os participantes percebiam as diversas possibilidades de desfecho das suas próprias histórias.
Trabalhamos com metodologias variadas, tais como: filmes que abordam o tema, cartilhas informativas, apresentação de documentários e, principalmente pela discussão a respeito da forma muitas vezes contraditória com a qual a sociedade lida com a questão da dependência química.
Outra preocupação da nossa parte foi a de preparar as famílias para o retorno dos seus entes queridos e também a respeito da co-responsabilidade dos mesmos para o êxito da trajetória dos internos, rumo à abstinência. Para tanto, provocávamos discussões a respeito da mudança de alguns hábitos familiares, a exemplo da circulação das drogas lícitas no ambiente doméstico, do resgate da autoestima dos internos e da necessidade deles se sentirem amados e valorizados, apesar dos erros cometidos.
Sabemos que para a família, lidar com a dependência e internação dos seus entes queridos, afeta a sua dinâmica, provoca culpabilização entre eles e também questionamentos a fim de encontrar razões para tamanha tragédia adentrar nos seus lares. A nossa tentativa, foi de demonstrar o quanto tem se tornado freqüente a ocorrência dessa situação e também de revelar que o fato de estarem fazendo parte desse grupo, já faz de todos eles vitoriosos; pois muitos familiares não tiveram essa oportunidade e têm chorado a morte e/ou encarceramento dos seus amados.
Finalizamos todas as reuniões falando sobre histórias bem sucedidas de pessoas que aprenderam a lidar com a dependência química e, fazendo jus ao nome que atribuímos ao grupo, trazendo à nossa memória aquilo que nos dá ESPERANÇA, orando e pedindo a Deus, auxílio nos momentos difíceis e agradecendo por podermos animar uns aos outros.

Dra. Sinara Souza

NOTAS FISCAIS
Este ano mais uma vez fizemos as nossas arrecadações das Notas e Cupons Fiscais nos pontos de urnas espalhados em lugares estratégicos da cidade. Ainda não estamos conformados com o número alcançados, pois a nossa meta atualmente é de chegarmos ou passarmos do alvo das 100 mil notas. Isso só pode acontecer com a sua colaboração exigindo nas compras sua Nota ou Cupom Fiscal.

UM TRABALHO SEM FRONTEIRAS
A existência do Centro de Recuperação tem sido divulgado por toda parte, através de realização de palestras e outras atividades. Podemos nos alegra, pois essa divulgação tem sido dada pelo trabalho respeitável que temos desenvolvido com muita humildade e dedicação. Algumas cidades que passamos e deixamos a nossa marca:
Amélia Rodrigues – Salvador – Irecê – Itaberaba – Itatim – Santo Estevão – Laje – Serrinha –Cruz das Almas – Conceição da Feira, Ibicaraí e Pé de Serra.

NOITE DE LOUVOR E ADORAÇÃO
No dia 09 de dezembro na Chácara Nova Canaã entre chuva e trovões os residentes do Centro de Recuperação se alegraram adorando ao Senhor. Foi realizado um grande LOUVORZÃO com a presença do PR e cantor Lazaro e sua Banda. A alegria contagiou a todos os presentes.
FORMATURA 2010
Aconteceu no dia 28 de novembro no Templo da Igreja Batista Bethânia um momento muito especial, onde o PR Alberto com a sua equipe técnica e todos aqueles que estavam concluindo o plano de recuperação e demais internos e familiares se reuniram para o Culto de Ações de Graças, onde Louvaram e agradeceram a Deus por mais um ano. E no dia 05 de dezembro ás 09:00hs na Chácara Nova Canaã foi a vez da entrega dos certificados dos alunos que concluíram o plano de recuperação dos 09 meses em abstinência. Foi um momento festivo e alegre, onde estiveram reunidos famílias, amigos dos alunos e alguns dos mantenedores da Instituição, contamos também com as bandas Geração Ardente e Banda Nova Vida para animar a festa.

BAZAR
Todos os anos o Centro de Recuperação Nova Vida promove um Bazar Beneficente que tem por objetivo angariar fundos para a Instituição, pois mantemos a mesma com doações e ofertas de pessoas voluntárias e simpatizantes. O evento aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de Outubro, onde contamos com o apoio de vários empresários doando materiais diversos com bom estado de uso.



CURSOS
No decorrer do ano se 2010 Profissionais e Técnicos de Dependência Química que atuam no CRPNV participaram de alguns Cursos na área de Dependência Química, com a finalidade de estarem atualizados e aptos em suas atuações com os internos da lnstituição.São eles: Mesa Brasil – Previdência Social, Alimentação Sustentável, Como fazer Projetos, Direito do Adolescente.CAPS AD – VI Fórum Municipal de Álcool e outras Drogas, INSS – Conhecer Direito Beneficiário. FTC – (Faculdade Tecnologia e Ciências) – Curso de Primeiros Socorros


SAÚDE É O QUE INTERESSA
O Centro de Recuperação Nova Vida realizou a 1ª Corrida e Caminhada, atividades esportivas motivadas pelo trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Física Antonio Carlos e Antonio Roberto. À distância percorrida foi de 6 km entre a Igreja de Magalhães, Povoado de Pau Seco a Chácara Nova Canaã. A premiação foi para 1°, 2°, 3°, 4° e 5° lugar. Aconteceu também um campeonato de Futebol com os Times da região sendo que o time do Nova Vida ficou em 1º lugar e o time Pau Seco 2º lugar.

CONTINUE ORANDO PELA AQUISIÇÃO DO TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO FEMININO !

FALE CONOSCO :

Endereço: Av.João Durval Carneiro,501, Brasília.

Orkut: Centro de Recuperação Nova Vida

Blog:centroderecuperacaonovavida.blogspot.com










terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PRESENÇA DE LAZARO !

No dia 09 de dezembro, em um dos nossos cultos, contamos com a presença do cantor e pastor Lazaro!
FOI UMA BENÇÃO, UM GRANDE MOVER DE DEUS!


 Lazaro e banda !
Lazaro, Pr. Alberto Bispo, Pra. Nilma 

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇA

Confira as fotos do CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS, realizado no Igreja Batista Bethania, no dia 29 de novembro!


Banda Nova Vida

Parte da nossa equipe!

Pura festaa!


                                                  Peça teatral !

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FORMATURA 2010


CONFIRA AS FOTOS DA NOSSA FORMATURA DO DIA 05 de DEZEMBRO de 2010!


Artesanato


 Bazar

 Pinturas

 Momento de Oração

 Louvor e Adoração com a banda GERAÇÃO ARDENTE


Peça teatral com o Grupo de Teatro da Igreja Batista Bethania 

Nossa Banda Nova Vida 

 FORMANDOS !

PÚBLICO!