quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

RESUMO 2010

INFORMATIVO 2010

23 Anos de Lutas e Conquistas


 A nossa luta é grande irmãos, e a cada ano que passa vemos o quanto tem se tornado difícil combater o uso das DROGAS. Entretanto entendemos que mesmo em meio a tantas dificuldades, não podemos parar de sonhar e acreditar, que somos capazes de ajudar a todos aqueles que nos procuram, a saírem da Dependência Química.

O Centro de Recuperação Nova Vida estará completando em 2011, 23 anos de existência com conquistas, perdas, lutas e vitórias. E reconhecemos que sem a presença de Deus e a ajuda de cada um de vocês, sócios contribuintes e amigos não poderíamos alcançar o que desejamos, tornando os nossos sonhos realidades. Ou seja: ”Ajudar o nosso Próximo”. Muito Obrigado.

SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM AS
FAMÍLIAS DOS INTERNOS DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO NOVA VIDA

Durante o ano de 2010, foram realizadas reuniões quinzenais na secretaria da Igreja Batista Bethânia, tendo como clientela-alvo os familiares dos internos do Centro de Recuperação Nova vida. As principais finalidades desses encontros eram proporcionar a essas famílias a oportunidade de refletirem sobre a situação vivenciada; aprenderem com as experiências compartilhadas e também orientá-los sobre a problemática da dependência química.
Em todos os encontros iniciávamos as atividades com uma mensagem de otimismo e atribuímos ao grupo o nome de ESPERANÇA. Era oferecida a oportunidade para se expressarem, falando dos seus anseios, dúvidas e também partilharem as alegrias. É interessante destacar, que pela possibilidade do encontro entre familiares em situações variadas: pessoas que estavam passando pela primeira vez pela experiência de ter um familiar internado, outras que eram familiares de reincidentes e ainda, companheiras, namoradas e/ou filhos de internos, os participantes percebiam as diversas possibilidades de desfecho das suas próprias histórias.
Trabalhamos com metodologias variadas, tais como: filmes que abordam o tema, cartilhas informativas, apresentação de documentários e, principalmente pela discussão a respeito da forma muitas vezes contraditória com a qual a sociedade lida com a questão da dependência química.
Outra preocupação da nossa parte foi a de preparar as famílias para o retorno dos seus entes queridos e também a respeito da co-responsabilidade dos mesmos para o êxito da trajetória dos internos, rumo à abstinência. Para tanto, provocávamos discussões a respeito da mudança de alguns hábitos familiares, a exemplo da circulação das drogas lícitas no ambiente doméstico, do resgate da autoestima dos internos e da necessidade deles se sentirem amados e valorizados, apesar dos erros cometidos.
Sabemos que para a família, lidar com a dependência e internação dos seus entes queridos, afeta a sua dinâmica, provoca culpabilização entre eles e também questionamentos a fim de encontrar razões para tamanha tragédia adentrar nos seus lares. A nossa tentativa, foi de demonstrar o quanto tem se tornado freqüente a ocorrência dessa situação e também de revelar que o fato de estarem fazendo parte desse grupo, já faz de todos eles vitoriosos; pois muitos familiares não tiveram essa oportunidade e têm chorado a morte e/ou encarceramento dos seus amados.
Finalizamos todas as reuniões falando sobre histórias bem sucedidas de pessoas que aprenderam a lidar com a dependência química e, fazendo jus ao nome que atribuímos ao grupo, trazendo à nossa memória aquilo que nos dá ESPERANÇA, orando e pedindo a Deus, auxílio nos momentos difíceis e agradecendo por podermos animar uns aos outros.

Dra. Sinara Souza

NOTAS FISCAIS
Este ano mais uma vez fizemos as nossas arrecadações das Notas e Cupons Fiscais nos pontos de urnas espalhados em lugares estratégicos da cidade. Ainda não estamos conformados com o número alcançados, pois a nossa meta atualmente é de chegarmos ou passarmos do alvo das 100 mil notas. Isso só pode acontecer com a sua colaboração exigindo nas compras sua Nota ou Cupom Fiscal.

UM TRABALHO SEM FRONTEIRAS
A existência do Centro de Recuperação tem sido divulgado por toda parte, através de realização de palestras e outras atividades. Podemos nos alegra, pois essa divulgação tem sido dada pelo trabalho respeitável que temos desenvolvido com muita humildade e dedicação. Algumas cidades que passamos e deixamos a nossa marca:
Amélia Rodrigues – Salvador – Irecê – Itaberaba – Itatim – Santo Estevão – Laje – Serrinha –Cruz das Almas – Conceição da Feira, Ibicaraí e Pé de Serra.

NOITE DE LOUVOR E ADORAÇÃO
No dia 09 de dezembro na Chácara Nova Canaã entre chuva e trovões os residentes do Centro de Recuperação se alegraram adorando ao Senhor. Foi realizado um grande LOUVORZÃO com a presença do PR e cantor Lazaro e sua Banda. A alegria contagiou a todos os presentes.
FORMATURA 2010
Aconteceu no dia 28 de novembro no Templo da Igreja Batista Bethânia um momento muito especial, onde o PR Alberto com a sua equipe técnica e todos aqueles que estavam concluindo o plano de recuperação e demais internos e familiares se reuniram para o Culto de Ações de Graças, onde Louvaram e agradeceram a Deus por mais um ano. E no dia 05 de dezembro ás 09:00hs na Chácara Nova Canaã foi a vez da entrega dos certificados dos alunos que concluíram o plano de recuperação dos 09 meses em abstinência. Foi um momento festivo e alegre, onde estiveram reunidos famílias, amigos dos alunos e alguns dos mantenedores da Instituição, contamos também com as bandas Geração Ardente e Banda Nova Vida para animar a festa.

BAZAR
Todos os anos o Centro de Recuperação Nova Vida promove um Bazar Beneficente que tem por objetivo angariar fundos para a Instituição, pois mantemos a mesma com doações e ofertas de pessoas voluntárias e simpatizantes. O evento aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de Outubro, onde contamos com o apoio de vários empresários doando materiais diversos com bom estado de uso.



CURSOS
No decorrer do ano se 2010 Profissionais e Técnicos de Dependência Química que atuam no CRPNV participaram de alguns Cursos na área de Dependência Química, com a finalidade de estarem atualizados e aptos em suas atuações com os internos da lnstituição.São eles: Mesa Brasil – Previdência Social, Alimentação Sustentável, Como fazer Projetos, Direito do Adolescente.CAPS AD – VI Fórum Municipal de Álcool e outras Drogas, INSS – Conhecer Direito Beneficiário. FTC – (Faculdade Tecnologia e Ciências) – Curso de Primeiros Socorros


SAÚDE É O QUE INTERESSA
O Centro de Recuperação Nova Vida realizou a 1ª Corrida e Caminhada, atividades esportivas motivadas pelo trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Física Antonio Carlos e Antonio Roberto. À distância percorrida foi de 6 km entre a Igreja de Magalhães, Povoado de Pau Seco a Chácara Nova Canaã. A premiação foi para 1°, 2°, 3°, 4° e 5° lugar. Aconteceu também um campeonato de Futebol com os Times da região sendo que o time do Nova Vida ficou em 1º lugar e o time Pau Seco 2º lugar.

CONTINUE ORANDO PELA AQUISIÇÃO DO TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO FEMININO !

FALE CONOSCO :

Endereço: Av.João Durval Carneiro,501, Brasília.

Orkut: Centro de Recuperação Nova Vida

Blog:centroderecuperacaonovavida.blogspot.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário