quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bahia confirma adesão ao programa federal de combate ao crack

crack


O governador Jaques Wagner assinou nesta terça-feira (6), no Ministério da Justiça, o termo de adesão ao Programa Crack, É Possível Vencer, ao lado de mais sete estados e 28 municípios. Ao todo, já aderiram ao programa os 26 estados da federação e 118 municípios. Wagner disse que a importância do programa está em aumentar a oferta de tratamento de saúde ao mesmo tempo em que intensificam as ações contra o tráfico de drogas e as organizações criminosas em parceria com vários ministérios, prefeituras e a sociedade civil.
Um dos pontos destacados pelo governador foi o apoio do Ministério da Justiça para aumentar o policiamento ostensivo nos pontos de uso do crack, além da revitalização dos espaços abandonados usados pelos dependentes químicos. Entre as ações de prevenção, está a capacitação de profissionais de saúde, de assistência social, de segurança e justiça, além de líderes comunitários e religiosos nas ações de combate ao crack. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou, durante a cerimônia, que em 2013 serão investidos R$ 1,6 bilhão no programa, dentro do total de R$ 4 bilhões anunciados em 2011. O programa é um conjunto de ações do governo federal para enfrentar o crack e outras drogas.
Novas medidas para aumentar a oferta de tratamento e atenção aos usuários, além de ações para ampliar a prevenção estão entre as prioridades do programa. A assinatura do termo de adesão contou com a presença dos ministros Gleisi Hoffmann, da Casa Civil; José Eduardo Cardozo, da Justiça; Alexandre Padilha, da Saúde; Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e Maria do Rosário, dos Direitos Humanos. Também participaram da cerimônia governadores e representantes dos estados beneficiados (além da Bahia, os estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Nenhum comentário:

Postar um comentário